-
Arquitetos: Lukas Raeber Architects
- Área: 385 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Weisswert, Géraldine Recker
-
Fabricantes: Feller, Laufen, XAL
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um pavilhão permeável - um ponto pivô no parque. O ponto de partida para este projeto foi um edifício de concreto aparente projetado pelo arquiteto Erwin Glaser, que serviu como escola e creche desde sua inauguração em 1970. O pavilhão de dois andares está situado em um “jardim de trânsito”, um grande espaço verde com uma rede de ruas em miniatura onde as crianças podem aprender e praticar as regras de trânsito. A estrutura é construída em um declive no extremo sul do complexo e serve como um ponto de articulação entre o sossego do parque e o espaço urbano ao seu redor.
Embora o edifício tenha sofrido várias adaptações e alterações no passado, sua qualidade arquitetônica era excelente. Nosso trabalho era fazer uma revisão completa que restaurasse essa excelência e agregasse valor por meio de modificações estruturais direcionadas. No coração do projeto está um volume espaçoso com painéis de carvalho que ocupa o centro do térreo e abriga elementos de infraestrutura, como um quadro de informações, banheiros e uma pequena cozinha.
As principais funções voltadas para o público do edifício são organizadas de forma fluida em torno desse núcleo. Da entrada, os visitantes atravessam para uma varanda com uma escada externa para chegar ao jardim de trânsito abaixo. A permeabilidade da estrutura é reforçada por uma nova área de entrada no nível inferior, que combina o que antes eram duas metades estruturalmente separadas em uma unidade funcional, simplificando muitas atividades do dia-a-dia.
A paleta de materiais é reduzida a um mínimo de elementos básicos que lembram a aparência original do edifício. Os espaços voltados para o público compartilham um forro acústico de ripas de madeira contínuas em carvalho, enquanto as luminárias pendentes redondas criam um horizonte unificado. Os pisos são feitos de um material de cimento polido e durável, remetendo ao pavimento do lado de fora.
As portas do chão ao teto, as janelas com esquadrias de madeira e metal e as áreas molhadas trazem cor ao edifício. Após uma extensa reforma, a aparência crua da fachada original de concreto aparente foi restaurada; juntamente com o alumínio dos caixilhos das janelas, forma um invólucro robusto em torno da estrutura.